domingo, 19 de setembro de 2010

Curso: Formação Continuada de Professores em Tecnologias de Informação e Comunicação Acessíveis

Instituições que participaram na realização do curso:


OBJETIVOS DO CURSO
  • Aperfeiçoar e formar em serviço, na modalidade a distância, via Internet, professores de escolas públicas inclusivas, com efetiva docência na Educação Básica, na apropriação e aplicação pedagógica das Tecnologias da Informação e da Comunicação no âmbito da Educação Especial;
  • Desenvolver competências para orientar, produzir, apoiar a utilização dos recursos tecnológicos na construção ações  pedagógicas em sintonia com a equipe de Atendimento Educacional Especializado (AEE), nas unidades educativas e nos municípios participantes;
  • Utilizar, no contexto educativo, tecnologias de informação, recursos (hardware e software) de acessibilidade e objetos de aprendizagem, com criticidade e autonomia, para projetar a escola como tempo-espaço integrador de instrumentos de inserção sociodigital;
  • Experienciar, projetar e desenvolver ações pedagógicas significativas mediadas pelas tecnologias digitais de informação e de comunicação e de recursos (hardware e software) de acessibilidade alicerçadas na premissa da inclusão social e digital de sujeitos com necessidades educativas especiais no cenário sócio-cultural contemporâneo;
  • Forjar uma ação integrada - docente e equipe de Atendimento Educacional Especializado (AEE) - visando a construção de estratégias educativas para responder as diferentes demandas geradas pela inserção da diferença nas instituições educativas que compõem o Ensino Regular.
Duração: 180 horas – Início Previsto: 26/07/10 – Término Previsto: 20/12/10.

Módulos:
Módulo I – Tecnologias de Informação e Comunicação Acessíveis e Política Nacional de Educação Especial (10h)
Módulo II – Introdução à Informática Acessível (60h)
Módulo III – Recursos de Internet Acessível (60 h)
Módulo IV – Acessibilidade à Web (10h)
Módulo VI – Estudo de caso e Plano de Ação Pedagógico (10h)

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário