sábado, 25 de setembro de 2010

Atividade do Curso TICs Acessíveis

Agora é o momento do Paulo/Aluno (eterno aprendente) cumprir mais uma atividade de um curso que escolheu participar, chamado "Formação Continuada de Professores em Tecnologias de Informação e Comunicação Acessíveis" (vide post do dia 19/set/10).

Análise de uma atividade:   Pode até parecer estranho mas a atividade 4, do módulo 3 que solicitava a criação de um blog, este que agora estou construindo, foi aquela que trouxe para uma realidade muito triste, nós professores em geral não gostamos muito de escrever, de relatar nossas experiências,... Será que nada produzimos? Será que apenas repetimos velhas fórmulas? Será o receio da exposição ou da crítica? Outro fato recorrente é que muitas vezes ao encontrarmos algumas "novidades" comentamos com nossos colegas que "isto eu já faço ou fazia desde...", mas do que adianta fazer e não publicar, não divulgar, não apresentar... Então, além do prazer nas atuais descobertas a respeito das Pessoas com Necessidades Especiais (PNEs), as maravilhas das Tecnologias Assistivas (TAs), em particular aquelas que tratam da Interação Humano-Computador, espero ao final do curso ter me transformado num ser humano mais evoluido, mais envolvido, mais participativo, mais preocupado, mais integrado, mais...

Entrevista e/ou artigo sobre TA:    Como estava a navegar nas ondas da internet, buscando mais informações, encontrei um artigo interessante que foi escrito por Rita Bersch (fisioterapeuta, mestre em design, professora e consultora do MEC/SEESP), onde apresenta de uma forma acessível  uma Introdução à Tecnologia Assistiva (TA) (arquivo em pdf) e aí verificamos que muitas vezes estamos equivocados quando escutamos apenas pequenos comentários e não nos aprofundamos, aqui veremos por exemplo que "uma simples colher", o mais "sofisticado software" e alguns "projetos arquitetônicos", entre outros tantos são considerados TAs. Segundo Rita Bersch, as TAs tem por objetivo: "Proporcionar à pessoa com deficiência maior independência, qualidade de vida e inclusão social, através da ampliação de sua comunicação, mobilidade, controle de seu ambiente, habilidades de seu aprendizado, trabalho e integração com a família, amigos e sociedade."

Vídeo relacionado a Educação Especial:    Vejo os jovens de hoje buscarem muito o YouTube, MSN, Orkut, Twitter, Facebook, entre outros, penso que será para ampliar seus contatos, seus seguidores, seus amigos ou será somente por modismo, sei lá... pois não sou assim tão jovem mas também procuro estar atento ao que acontece ao redor, assim encontrei vários vídeos no YouTube que tratam de nosso tema principal. isto é, a Inclusão e as PNEEs, selecionei estes pela rápida mensagem e esclarecimento que trazem: Inclusão, Uma ato de amor e  Educação Inclusiva, os quais gostaria de compartilhar. 


A inclusão é possível, precisamos apenas romper velhos preconceitos, dar as mãos e fazer com que nossas escolas tenham condições para um melhor atendimento a todos.


[escola+de+todos.JPG]




Links Sugeridos: Guerreiros da Inclusão  e Bengala Legal.




Nenhum comentário:

Postar um comentário