segunda-feira, 17 de outubro de 2011

Que tal fazer um Mestrado em.... Matemática

          Estão abertas as inscrições para a segunda turma do Profmat - Mestrado Profissional em Matemática em Rede Nacional até o dia 26/10/2011
          Trata-se de um projeto inovador no qual a Sociedade Brasileira de Matemática e a comunidade universitária da área se empenham em dar uma contribuição efetiva para a melhoria do ensino de Matemática nas escolas do nosso país. Curso de pós-graduação stricto sensu para aprimoramento da formação profissional de professores da educação básica. É um  programa semipresencial, com bolsas CAPES para professores em exercício na rede pública.
          Estou na primeira turma, minhas aulas ocorrem no Polo da FURG/RS em Rio Grande, aqui no estado temos também o Polo na UFSM - Santa Maria.
          Venha fazer parte desta "turma" que procura melhorar a qualidade da Matemática na Escola Básica, principalmente na Rede Pública.
          Acesse o site do PROFMAT e faça a sua a inscrição.
          Como era esperado, o Profmat trouxe muitas inquietações entre nós alunos, daí, o Prof. Elon Lages Lima, apresentou a seguinte definição:
          "O PROFMAT é um curso de pós-graduação, mais exatamente um Mestrado Profissional  em Matemática, destinado a professores do Ensino Básico. Ele é aprovado e financiado pela Capes, que concede bolsas a todos os seus alunos que atuem como professores em escolas públicas. O ingresso em sua primeira turma foi restrito a professores das escolas públicas, porém a partir do próximo ano será permitido que até 20% de seus alunos trabalhem em escolas privadas (sem direito a bolsa). É importante que todos os alunos-professores tenham em mente alguns pontos fundamentais, como:
1. O PROFMAT não é um programa de apoio e sim um curso de Mestrado cujo diploma dará ao portador todos os direitos  previstos nas normas do MEC. Seus diplomados devem justificar o privilégio de ostentarem um título superior ao de Licenciatura.
2. O objetivo do PROFMAT é assegurar que seus egressos sejam profissionais competentes, bem familiarizados com os assuntos que compõem o currículo de Matemática de todo o Ensino Básico (Fundamental e Médio). Para tal, suas disciplinas  abordam tais assuntos sob um ponto de vista elementar (isto é, sem apelo a teorias fora do alcance normal dos alunos das escolas), porém sempre lembrando que o professor precisa saber muito bem aquilo que ensina, e até um pouco mais do que isso.
3. Ao conceber o projeto que resultou no PROFMAT, seus idealizadores levaram em conta os três axiomas característicos do bom professor de Matemática:
                       a) Ter grande entusiasmo e devoção á Matemática;
                       b) Conhecer bem aquilo que ensina;
                       c) Ter vontade de ensinar.
          É preciso entender que esses são os axiomas iniciais. Deles devem derivar os teoremas e corolários que são as regras de trabalho. Por exemplo, um fato extremamente importante resultante do axioma c), é que o professor deve tratar o aluno com respeito e consideração, procurar por-se em seu lugar para entender suas dificuldades, ao mesmo tempo que exija dele sua cota de esforço, trabalho e dedicação. 
          Também é indispensável perceber que nada que diga respeito ao item c) pode ser feito se b) não for satisfeito. Daí a grande ênfase do PROFMAT nos temas abordados em seus cursos atuais.
          Esperamos, com estas palavras, explicar um pouco daquilo que temos em mente ao nos dedicarmos a esse trabalho."



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