sábado, 23 de outubro de 2010

Como saber a idade "humana" de um cão??

Vocês já devem ter percebido que possuo alguns animais de estimação, a grande maioria cães SRD que foram "adotados" e alguns que ganhamos com o passar do tempo...Sempre utilizávamos um cálculo aproximado onde cada ano de um cão era equivalente a 7 anos humanos. Recentemente (25/08/10) encontrei uma postagem de Luciana Florence, na Revista Criativa que apresentava uma tabela com detalhamentos quanto ao porte do animal, naquela época, fiz uma cópia para ter em casa, agora compartilho.


 
Vamos aos detalhamentos:

Como saber a idade de um cão

Se você adotou um peludo com idade desconhecida, existem algumas maneiras de descobrir quantos anos ele tem. Confira as dicas:

1. Dentes: os cães geralmente têm os dentes permanentes por volta do sétimo mês de vida. Se você encontrar com um cachorro com dentes brancos, brilhantes e limpos, provavelmente ele terá cerca de um ano de idade. Quando já estão mais amarelados, o cão poderá ter entre um ou dois anos. Se o cão apresentar uma leve formação de tártaro pode significar que ele tenha entre três e cinco anos. A falta de dentes ou desgaste severo geralmente significa que o cão é um veterano.

2. Tônus muscular: cachorros mais jovens são mais propensos a ter uma maior definição muscular. Por causa das atividades e exercícios reduzidos, os mais velhos geralmente não apresentam tanta musculatura ou estão acima do peso.

3. Pelagem: um cão mais jovem geralmente tem a pelagem macia e fina, enquanto que um cão mais velho tende a ter pelos mais espessos e grossos (e às vezes mais oleosos). Além disso, o cachorro pode apresentar manchas cinzas ou brancas, especialmente em torno do focinho
.
4. Olhos: brilhantes e claros indicam cães ainda jovens. Já a aparência nebulosa e opaca, significa que o cão é mais velho.

Cães idosos

A idade em que um cão pode ser considerado idoso varia muito entre as raças. Quanto maior o cão, mais rápido ele envelhece. Uma das melhores maneiras de prolongar a vida e melhorar o desempenho de um cachorro idoso é regular cuidadosamente sua ingestão de alimentos. Alguns cachorros mais velhos fazem menos exercícios e, portanto, precisa de menos calorias. Além disso, a idade reduz a sua capacidade de digerir e absorver nutrientes e por isso, é muito importante oferecer para eles alimentos de alta qualidade especialmente formulados para as suas necessidades.
Fonte: Dogster



Nenhum comentário:

Postar um comentário