sábado, 23 de outubro de 2010

Como saber a idade "humana" de um cão??

Vocês já devem ter percebido que possuo alguns animais de estimação, a grande maioria cães SRD que foram "adotados" e alguns que ganhamos com o passar do tempo...Sempre utilizávamos um cálculo aproximado onde cada ano de um cão era equivalente a 7 anos humanos. Recentemente (25/08/10) encontrei uma postagem de Luciana Florence, na Revista Criativa que apresentava uma tabela com detalhamentos quanto ao porte do animal, naquela época, fiz uma cópia para ter em casa, agora compartilho.


 
Vamos aos detalhamentos:

Como saber a idade de um cão

Se você adotou um peludo com idade desconhecida, existem algumas maneiras de descobrir quantos anos ele tem. Confira as dicas:

1. Dentes: os cães geralmente têm os dentes permanentes por volta do sétimo mês de vida. Se você encontrar com um cachorro com dentes brancos, brilhantes e limpos, provavelmente ele terá cerca de um ano de idade. Quando já estão mais amarelados, o cão poderá ter entre um ou dois anos. Se o cão apresentar uma leve formação de tártaro pode significar que ele tenha entre três e cinco anos. A falta de dentes ou desgaste severo geralmente significa que o cão é um veterano.

2. Tônus muscular: cachorros mais jovens são mais propensos a ter uma maior definição muscular. Por causa das atividades e exercícios reduzidos, os mais velhos geralmente não apresentam tanta musculatura ou estão acima do peso.

3. Pelagem: um cão mais jovem geralmente tem a pelagem macia e fina, enquanto que um cão mais velho tende a ter pelos mais espessos e grossos (e às vezes mais oleosos). Além disso, o cachorro pode apresentar manchas cinzas ou brancas, especialmente em torno do focinho
.
4. Olhos: brilhantes e claros indicam cães ainda jovens. Já a aparência nebulosa e opaca, significa que o cão é mais velho.

Cães idosos

A idade em que um cão pode ser considerado idoso varia muito entre as raças. Quanto maior o cão, mais rápido ele envelhece. Uma das melhores maneiras de prolongar a vida e melhorar o desempenho de um cachorro idoso é regular cuidadosamente sua ingestão de alimentos. Alguns cachorros mais velhos fazem menos exercícios e, portanto, precisa de menos calorias. Além disso, a idade reduz a sua capacidade de digerir e absorver nutrientes e por isso, é muito importante oferecer para eles alimentos de alta qualidade especialmente formulados para as suas necessidades.
Fonte: Dogster



terça-feira, 19 de outubro de 2010

Velha ode aos professores

          Recebemos tantas coisas em nossas caixas de entrada que nem sempre lemos tudo, principalmente aquelas correntes que sugerem passar para x amigos e aguardar y  dias para que alguma coisa w aconteça..., mas também recebemos algumas citações boas, abaixo transcrevo uma para compartilhar com vocês.

"Velha ode aos professores

Recebi esta pergunta:

Por que o senhor defende tanto os professores?”

Achei, inicialmente, a pergunta estranha. Afinal, a resposta sempre me parecera óbvia. Depois, comecei a responder para mim mesmo. Embora seja impossível estabelecer objetivamente um ranking de profissões, eu acho o trabalho de professor o mais importante que existe, especialmente o de professor de ensino fundamental e médio, função que nunca exerci, embora tenha chegado a passar num concurso. Sei da importância dos médicos, dos engenheiros, dos padeiros, dos lixeiros e de tantos outros profissionais. Mesmo assim, considero que o professor é a base de tudo.
Por pensar assim, sempre vejo como injustos e até mesmo absurdos os salários pagos aos professores do ensino público. Não consigo aceitar que qualquer jogador de futebol ruim ganhe mais do que um professor. Esperamos dos professores que eles eduquem os nossos filhos, dando-lhe conhecimentos e valores. Depositamos enormes esperanças na atividade desses mestres de poucos recursos e muita perseverança. Cobramos muito. Pagamos pouco. A desculpa é sempre a mesma: os cofres públicos não comportam salários maiores para uma categoria tão numerosa. Essa explicação sempre me parece fácil, simplória, hipócrita e até canalha. É uma maneira de levar as mãos. A culpa não é só dos governantes. É da sociedade. Por que não nos organizamos para pagar melhor os professores? Outro dia, na Rádio Guaíba, o senador Paulo Paim nos garantiu que não existe o rombo da Previdência Social. Autorizou-me a chamar de mentiroso quem afirme o contrário. Não perderei a oportunidade.
De minha parte, farei uma afirmação categórica: a sociedade brasileira pode pagar melhor seus professores. Não o faz por não os valorizar suficientemente. Volta e meia, ouço alguém atacar os professores dizendo algo assim: “Se não estão satisfeitos que mudem de profissão”. Nunca ouço argumento semelhante aplicado aos grandes proprietários que pedem subsídios aos governos. Os professores viraram saco de pancada. Os governantes empurram com a barriga o eterno problema dos baixos salários. Por toda parte, vejo professores trabalhando duro e ganhando pouco. Ser professor é cada vez mais difícil e bonito. Hoje, além de saber passar informações, é preciso saber educar num ambiente de liberdade. Muita gente tem saudades dos castigos corporais e dos métodos medievais nas escolas. São os mesmos que sentem saudade da ditadura militar e que fecham os olhos para a tortura.
Imagino um leitor conservador dizendo-se que estou empilhando clichês ou fazendo demagogia. Num ano eleitoral, eu espero que algum candidato apresente um plano consistente para a educação. Teria meu voto. Toda hora alguém diz que só a educação muda um país. Para que a educação mude um país, no entanto, o país precisa mudar a sua educação. Um bom começo seria pagar melhor os professores. Eu não me importaria de pagar mais impostos para isso. Pagar impostos pode ser muito bom. Faz bem para a sociedade. Não há serviços sem impostos. Jamais.
Espero que o novo governo gaúcho pague o piso estabelecido por lei federal aos professores.
Será um grande avanço.
É uma questão de mérito.

Feliz dia dos professores a todos os mestres do Rio Grande do Sul!


Postado por Juremir Machado da Silva - 15/10/2010 09:45"

domingo, 17 de outubro de 2010

Para onde vão nossos impostos? O que posso fazer? ...



Nós gostamos muito de reclamar que pagamos muitos impostos, ok! Então para conhecer um pouco melhor toda esta estrutura, saber também dos nossos direitos e deveres, resolvi fazer o presente curso.
O curso é resultante de uma parceria que envolve Secretarias de Educação, Secretarias da Fazenda de vários Estados e da ESAF - Escola de Administração Fazendária, ligada ao Ministério da Fazenda. É ofertado gratuitamente no ambiente Moodle. Se tiveres interesse faça seu cadastro e aguarde a confirmação de turmas, existem outros cursos também.


Acolhida no Curso:

"Caros alunos,

parabéns por terem a iniciativa de participar do Curso Disseminadores de Educação Fiscal. Nosso curso se inicia dia 16/08/2010 e encerra suas atividades no dia 14/11/2010, observe os prazos para administrar corretamente seu tempo.
Esse curso visa promover a Educação Fiscal, para o pleno exercício da cidadania, ato que envolve, principalmente, a relação do cidadão com o Estado."

Módulo 1 - Educação Fiscal no Contexto Social
  • Apresentação do curso
  • Introdução ao módulo 1
  • Unidade 1 - O BRASIL E O MUNDO – UMA SÍNTESE DO CENÁRIO SOCIOPOLÍTICO E ECONÔMICO
  • Unidade 2 - A EDUCAÇÃO COMO FENÔMENO SOCIAL
  • Unidade 3 - A EDUCAÇÃO FISCAL E O PNEF
  • Unidade 4 - O PNEF E SUAS POSSIBILIDADES DE INSERÇÃO NA EDUCAÇÃO E NA ESCOLA
Módulo 2 – A Relação Estado e Sociedade
  • Introdução ao módulo 2
  • Unidade 1 - PERSPECTIVA HISTÓRICA DO CONCEITO DE SOCIEDADE E DE ESTADO
  • Unidade 2 - O ESTADO BRASILEIRO
  • Unidade 3 - ESTADO DEMOCRÁTICO DE DIREITO E CIDADANIA
  • Unidade 4 - ESTADO, ECONOMIA E DESENVOLVIMENTO
Módulo 3 – Função Social Dos Tributos
  • Introdução ao módulo 3
  • Unidade 1 - A ORIGEM DOS TRIBUTOS
  • Unidade 2 - O SISTEMA TRIBUTÁRIO NACIONAL
  • Unidade 3 - ELEMENTOS DA OBRIGAÇÃO TRIBUTÁRIA
  • Unidade 4 - REFORMA TRIBUTÁRIA
Módulo 4 - Gestão Democrática dos Recursos Públicos
  • Introdução ao módulo 4
  • Unidade 1 - UM BREVE PASSEIO PELA HISTÓRIA
  • Unidade 2 - A EXECUÇÃO ORÇAMENTÁRIA
  • Unidade 3 - O PROCESSO DE COMPRAS NO SETOR PÚBLICO
  • Unidade 4 - ACOMPANHANDO AS CONTAS PÚBLICAS

sexta-feira, 15 de outubro de 2010

Arte é...arte é...arte é...

          Você não precisa entender de arte?!?!?! Pare, Olhe, Não Toque e decida: Gostei!!!!! ou Não Gostei!!!!!, viu como é simples, não procure entendê-las...
          Nós os Matemáticos (entre outros) gostamos de algumas obras que envolvam simetrias, composições ou ilusões, sugiro uma visita a alguns sites de busca ou entre por aqui em M. C. Escher e Octávio Ocampo. Aqui vai um  pequeno exemplo:

Relatividade, 1953 - Escher

Octavio Ocampo
Beso del Mar - Ocampo

Escolha uma galeria e aproveite um pouco mais de Arte .
Mais obras de Ocampo.

quinta-feira, 14 de outubro de 2010

Aos meus colegas professores...

OS SONHOS E OS PROFESSORES...

Professores, vocês não precisarão de sonhos para ter eloquência, metodologia, conhecimento lógico. Nem precisarão de sonhos para gritar com os alunos, implorar silêncio em sala de aula, dizer que não terão futuro se não estudarem.

Mas precisarão de sonhos para transformar a sala de aula num ambiente prazeroso e atraente que educa a emoção dos seus alunos, que os retira da condição de espectadores passivos para se tornarem atores do teatro da educação.

Precisarão de sonhos para esculpir em seus alunos a arte de pensar antes de reagir, a cidadania, a solidariedade, para que aprendam a extrair segurança na terra do medo, esperança na desolação, dignidade nas perdas.

Precisarão de sonhos para serem poetas da vida e acreditarem na educação, apesar de as sociedades modernas a colocarem em um dos últimos lugares em suas prioridades.

Precisarão de sonhos espetaculares para terem a convicção de que vocês são artesãos da personalidade e saberem que sem vocês nossa espécie não tem esperança, nossas primaveras não têm andorinhas, nosso ar não tem oxigênio, nossa inteligência não tem saúde.
(Augusto Cury)

sábado, 2 de outubro de 2010

Aos meus alunos...



          Apresento o site Educação Sebrae, lá vocês encontrarão vários cursos gratuitos para uma melhor qualificação do currículo. Também aprenderão que num mercado de alta competitividade muitas vezes a "empregabilidade" é um conceito maior que apenas ter um emprego, ainda a possibilidade de uma visão mais ampla e tornarem-se futuros "empreendedores".

          Listo aqui os títulos de cursos disponíveis, façam o cadastro e aproveitem.

AE – Aprender a Empreender
APF – Análise e Planejamento Financeiro
CVMM – Como Vender Mais e Melhor
D-Olho na Qualidade: 5Ss para os pequenos negócios
AC – Atendimento ao Cliente
BPSA – Boas práticas nos serviços de alimentação: gestão da segurança
EI – Empreendedor Individual
IPGN - Iniciando um Pequeno e Grande Negócio
GCC – Gestão de Cooperativas de Crédito
MEG - Modelo de Excelência da Gestão

[]s PauloSH